top of page

Informações úteis


Abaixo você encontra informações sobre algumas das especialidades atendidas em nosso consultório. 

Clínica Geral

 

Muitos problemas com a saúde bucal podem ter desdobramentos na saúde integral do paciente. Por isso, na Clínica Geral, cada situação é analisada criteriosamente e são vários os tratamentos e procedimentos à disposição do paciente para garantir seu pronto restabelecimento.

 

Uma das maiores vilãs dos dentes, a cárie, requer rápida remoção, limpeza e restauração, com resina ou porcelana.

 

Orientações adequadas de higiene bucal são o caminho mais rápido para um hálito puro e um sorriso saudável.

 

São comuns os problemas com os dentes do siso e, em alguns casos, sua extração é a maneira mais segura de manter a saúde bucal.

 

Também são os procedimentos da Clínica Geral que vão ajudar a prevenir e diagnosticar ocorrências de câncer bucal, herpes labial, e outros males que podem interferir com a saúde bucal.

Ortodontia

 

A Ortodontia corrige o posicionamento dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes que não se encaixam ou tortos são difíceis de serem mantidos limpos podendo ser perdidos precocemente devido à deteriorização e à doença periodontal. A duração do tratamento depende de vários fatores como: má oclusão, respostas biológicas individuais, idade e principalmente colaboração do paciente. O tempo médio de tratamento é de 12 a 24 meses.

 

Tipos mais comuns de disfunções ortodônticas

 

Sobremordida (ou overjet): é conhecida como "dentes salientes". Acontece quando os dentes anteriores superiores se posicionam muito à frente da arcada inferior.

 

Mordida cruzada anterior: quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.

 

Mordida cruzada: ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente.

 

Mordida aberta: quando resta espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores , laterais ou posteriores impedindo a mordida normal.

 

Desvio de linha mediana: ocorre quando o centro da arcada superior não está corretamente alinhado com o centro da arcada inferior.

 

Diastema: falhas ou espaços entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes de tamanho atípico.

 

Apinhamento: ocorre quando há discrepâncias no tamanho ou na quantidade de dentes para para se acomodarem numa arcada dentária pequena.

 

Principais tipos de aparelhos

 

Fixos

 

Aparelho fixo: é o tipo mais comum, composto de fios, braquetes e bandas. O correto posicionamento dos dentes é conseguido gradualmente, através do aperto dos fios que passam através dos braquetes. Seu uso pode ser indicado de alguns meses até alguns anos, dependendo do problema. O emprego de aparelhos fixos envolvia muitas preocupações estéticas, mas com a modernização dos materiais o tamanho e a visibilidade dos braquetes se reduziu bastante. Hoje já há configurações de aparelhos praticamente imperceptíveis, além dos coloridos, para agradar o público infantil.

 

Impedidores de hábito (ou aparelhos fixos especiais): são utilizados para controlar o hábito de chupar o dedo ou problemas de fonação.

 

Mantenedor de espaço fixo: quando um dente de leite é perdido precocemente pode ser necessário utilizar um protetor de espaço para manter este espaço aberto até o nascimento do dente permanente.

 

Móveis

 

Niveladores: os niveladores em série são utilizados para mover os dentes da mesma forma que os aparelhos fixos, mas sem fios de aço e braquetes. São uma alternativa aos aparelhos convencionais para adultos. Praticamente invisíveis, têm a vantagem adicional de serem removíveis, permitindo que o paciente se alimente, escove os dentes e passe o fio dental sem desconfortos.

 

Mantenedores de espaço móveis: estes aparelhos têm a mesma função dos mantenedores fixos, mas são feitos a partir de uma base acrílica que se encaixa sobre a mandíbula e têm braços de plástico ou fios de aço entre os dentes que devem ser mantidos separados.

 

Reposicionadores de mandíbula: são utilizados no maxilar superior ou na mandíbula, com a função de treinar a mandíbula a fechar numa posição mais favorável. Também são chamados de “talas”, e utilizados na correção de problemas da articulação temporomandibular (ATM).

 

Amortecedores de lábios e bochechas: os amortecedores ajudam a aliviar esta pressão exercida pelos músculos dos lábios e bochechas, mantendo-os afastados dos dentes.

 

Expansor palatino: trata-se de uma placa de resina encaixada sobre o céu da boca e apoiada em anéis fixados aos dentes posteriores. A placa recebe a pressão externa parafusos e força as juntas dos ossos do palato a se abrirem para os lados. O resultado é o alargamento do arco da mandíbula superior (da área palatina).

 

Aparelho extrabucal: sua aplicação é feita quando é necessário corrigir o crescimento e as posições da maxila e da mandíbula. Uma faixa é colocada em volta da parte de trás da cabeça e ligada a um elástico na frente ou a um arco facial.

 

Contenções móveis: utilizadas no céu da boca, as contenções móveis evitam que os dentes voltem à posição anterior. Agem também como impedidores de hábito, podendo ser modificadas e utilizadas para evitar que a criança chupe o dedo.

Periodontia

 

Periodonto é uma palavra estranha para a maioria das pessoas, mas está presente na cavidade bucal e é de suma importância para o funcionamento dos dentes, músculos mastigatórios e articulação têmporo-mandibular.

 

A periodontia é a especialidade da odontologia que cuida do periodonto que é o sistema de inserção, suporte e proteção do dente, composto por:

 

• Osso alveolar (estrutura óssea onde o dente está localizado);

• Ligamento periodontal (fibras ligamentares que ancoram o dente ao osso alveolar);

• Cemento dentário (tecido que recobre a raiz dos dentes e onde se inserem as fibras do ligamento periodontal);

• Gengiva (tecido que recobre e protege o osso alveolar e parte da raiz do dente).

 

A manutenção dos dentes na cavidade bucal está diretamente ligada à saúde periodontal, tanto que todo tratamento odontológico deve começar por uma avaliação criteriosa do periodonto. O tratamento das necessidades dentárias somente deve ser executado se não houver presença de doença periodontal ou gengival. Caso haja alguma alteração ligada ao periodonto deve ser tratada na fase inicial do planejamento odontológico.

 

Importante salientar que as alterações do periodonto podem levar à perda dos dentes. Presença de sangramento espontâneo ou ao escovar os dentes, mobilidade dentária, mau hálito, sensibilidade dentária ao frio ou ao calor e exposição da raiz dental, podem ser sinais ou sintomas de doença periodontal ou ainda seqüelas de doença periodontal pregressa.

Estética Dentária

 

Ter um sorriso bonito é uma maneira eficiente de melhorar a auto-estima, melhorando a aparência e a relação com o mundo. Na Odontologia moderna temos diversos tratamentos com resultados concretos e efetivos na busca pelo sorriso perfeito.

 

Muitos dos tratamentos tradicionais, além da melhoria da saúde bucal, já incorporam a preocupação com a estética. Restaurações em resina, limpeza e clareamento são algumas das várias opções disponíveis.

 

Clareamento Tradicional

 

Um molde, denominado “moldeira”, confeccionado sob medida para o cliente, é preenchido com o gel clareador e aplicado aos dentes. O tratamento é feito em casa, usando-se a moldeira algumas horas por dia. Normalmente é usada à noite, logo depois do jantar. Os resultados já serão visíveis em uma a duas semanas depois do início da aplicação.

 

Clareamento a Laser

 

Realizado no próprio consultório com equipamentos de última geração e profissionais altamente capacitados. Essa é a técnica mais rápida e eficiente atualmente. Em apenas algumas sessões o paciente já percebe a diferença.

 

Facetas e Coroas

 

Em casos de dentes bastante comprometidos por manchas e outros defeitos, os métodos de clareamento “sozinhos” não são suficientes para atingir a tonalidade desejada. A alternativa é o uso de facetas e coroas em porcelana, que escondem as manchas, protegem e garantem uma aparência natural e agradável. Com o desenvolvimento de novos materiais e resinas cada vez mais parecidos com a própria constituição dos dentes, as restaurações, a reconstrução de dentes quebrados ou fraturados e até o preenchimento de espaços vazios entre os dentes já podem estar associadas à estética, promovendo um resultado perfeito na manutenção de um sorriso bonito e natural.

 

Coroas ou Jaquetas (como eram chamadas antigamente): são peças feitas em porcelana, metal ou resina que imitam um dente natural. Normalmente são colocadas em dentes destruídos por cárie ou em algum acidente.

 

Facetas Laminadas: são constituídas de camadas finas de porcelana ou de plástico coladas na face dos dentes. Elas podem ser de porcelana ou compostas.

 

Facetas laminadas de porcelana (indireta): devem ser primeiramente produzidas em um laboratório dental, para serem ajustados aos dentes; são necessárias duas visitas ao dentista.

 

Facetas laminadas compostas (direta): uma resina é aplicada ao dente numa única visita. São utilizadas para a restauração de dentes lascados ou quebrados, para o preenchimento de espaços e remodelar ou colorir o sorriso. Primeiro aplica-se uma solução levemente corrosiva que desgasta ligeiramente a superfície dos dentes, facilitando a adesão da resina e que será esculpida pelo dentista e endurecida com uma luz de alta-intensidade para depois ser polido.

Implante Dentário

 

O implante dentário é a solução mais eficaz e segura para substituir dentes perdidos. Por ser integrado ao osso, o implante oferece estabilidade e segurança substituindo as desconfortáveis dentaduras e pontes móveis. O implante é uma raiz artificial de titânio.

 

Carga imediata

 

É a aplicação do implante e os dentes no mesmo dia. Com a técnica de implantes com carga imediata, pacientes (com uma quantidade adequada de osso) podem ter dentes provisórios no mesmo dia da cirurgia.

 

Convencionais

 

Nos implantes convencionais as pessoas esperam em torno de 2 a 3 meses na região inferior e de 4 a 6 meses na região superior. A aplicação de implantes é praticamente indolor com aplicação de anestesia local. O pós operatório também é considerado tranquilo, ministrado com analgésico, antibióticos e antiinflamatório. A recuperação costuma ser de um dia.

 

Manutenção

 

Cuidados necessários do paciente: - A correta higiene bucal; - As cargas mastigatórias em excesso; - Visita semestral ou segundo a indicação do profissional para acompanhamento do sistema de implante.

 

Durabilidade

 

Os implantes tem grande durabilidade dependendo da sua localização e da colaboração do paciente em fazer uma boa higiene bucal e de suas visitas regulares ao dentista.

Endodontia

 

A endodontia é o famoso “tratamento de canal” responsável pela prevenção e tratamento das doenças da polpa do dente.

 

O que é polpa dentária?

 

A polpa dentária é um tecido conjuntivo especializado, localizado no interior do dente, que devido a sua constituição e ligações tem a função primordial de tornar o órgão dentário reativo a estímulos (como agressões e mudanças de temperatura).

 

O que é o tratamento de canal?

 

O tratamento de canal baseia-se na remoção da polpa dental, uma estrutura viva que contém, entre outros elementos, nervos e vasos sangüíneos. Podemos encontrar de 1 a 4 ou mais canais em um único dente.

 

Quando é indicado o tratamento de canal?

 

De modo geral, o tratamento é indicado em duas situações:1. Quando a polpa vital se apresenta inflamada, com dor espontânea (pulpite) devido à cárie profunda, fratura da coroa, retração gengival, etc;2. Quando a polpa perde a vitalidade (polpa necrosada) e compromete a estrutura que envolve a raiz, provocando inflamação da membrana periodontal e do osso .

 

O tratamento de canal pode ser rápido?

 

Depende da qualidade do dente (se não estiver infectado) e na experiência e habilidade profissional. Se as condições forem positivas o tratamento será realizado em apenas uma sessão.

 

Quando é preciso realizar várias sessões para o tratamento de canal?

 

Na presença de pus, hemorragia persistente, tumefação ou em retratamentos e casos especiais, os tratamentos de canal podem ser realizados em várias sessões.

 
Odontopediatria

Atendimento para crianças de todas as idades.

 

Restaurações, tratamento endodôntico, extrações, mantenedores de espaço,selantes, aplicação tópica de flúor e profilaxia.

 

Orientação de higiene oral para os pais e crianças e orientações diversas sobre alimentação e hábitos como chupeta.

 

Encaminhamento para fonoaudiólogo e psicólogo , quando necessário.

bottom of page